Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular em Educação, tornaram - se comuns a utilização dos termos “ Educação à distância” e “e-Learning”, contudo não sabia se são sinónimos ou não e, no caso de não o serem, qual a diferença. Então procurei e encontrei informação que se revelou esclarecedora….. Assim, apresento um breve resumo das ideias essenciais que retirei de dois artigos…
Estes termos são usados frequentemente como sinónimos contudo, pelo que pude entender das leituras que efectuei, não o são. Ambas as designações podem ter como suporte ambientes digitais de aprendizagem.
“Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na Internet, destinados ao suporte de actividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.” (Almeida, 2003).
Os ambientes digitais de aprendizagem podem ser utilizados como suporte para sistemas de educação a distância realizados exclusivamente on - line, para apoio às actividades presenciais de sala de aula, permitindo expandir as interacções da aula ou para suporte à actividades de formação semi-presencial nas quais o ambiente digital poderá ser utilizado tanto nas acções presenciais como nas actividades a distância.
Entende-se “Educação à distância” como sendo a educação convencional tornada acessível às pessoas residentes em áreas isoladas ou às que não têm condições de frequentar o ensino regular no período apropriado. A educação è distância permite uma rápida emissão e distribuição de recursos, interacção entre pessoas, flexibilidade de tempo. A Educação à distância permite a disponibilização do programa das disciplinas, a colocação de trabalhos, datas de realização de exames ou mesmo disponibilização de apresentações electrónicas utilizadas nas aulas ou a indicação para sites de interesse.
O e-Learning, tem o alcance mais abrangente pois tem como suporte a Internet e os serviços de publicação de informação e de comunicação que esta disponibiliza mas implica a colaboração obtida através da interacção professor - aluno e , em alguns casos, a interacção aluno - aluno.
O e-Learning inclui a utilização da Internet para acesso a informação quando enquadrada e/ou realizada no âmbito de disciplinas ou cursos de formação, tal como a Educação à distância mas , também, abarca situações de apoio tutorial ao ensino presencial, em que o professor - tutor disponibiliza materiais, sugere recursos e interage on-line com os alunos (esclarecendo dúvidas, fomentando debates, estimulando a colaboração on-line).
O e-Learning pode também estar associado a uma complementaridade entre actividades presenciais e actividades a distância tendo por suporte os serviços e tecnologias disponíveis na Internet. No contextos deste cenário de formação, o e-Learning permite a integração de actividades on-line em modelos de formação mistos, ou seja, modelos que incorporam uma componente de formação on-line e uma componente presencial (por vezes também designados de blended-learning). O e-Learning permite concretizar abordagens pedagógicas baseadas na interacção frequente entre aluno/professor e na adopção de estratégias de trabalho colaborativo envolvendo alunos e professores
Assim, o aluno que tem a oportunidade de compreender o que já sabe, o que precisa aprender e como está a decorrer a sua evolução na aprendizagem.
O e-Learnig permite um registo contínuo das interacções e caminhos percorridos pelo aluno, permite também acompanhá-lo, identificar suas dificuldades, orientá - lo, propor questões que desestabilizem suas certezas inadequadas, encaminhar situações que possam ajudá – lo no seu desenvolvimento e desenvolver processos avaliativos participativos.
Assim, segundo Gomes (2005), o “e” associado ao termo e-Learning pode ser associado a diversos aspectos:
- Exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis na
Internet
- Experiências partilhadas entre todos os participantes
- Envolvimento na comunidade de aprendizagem no espaço virtual,
- Empreendorismo no papel de aluno
- Empatia com a utilização da Web enquanto tecnologia de suporte.
Ou seja, a utilização de um blog ou da plataforma Moodle como meio de disponibilização de recursos variados é entendida como Educação à distância mas se , para além da disponibilização de recursos, permitira interacção professor - aluno ou aluno - aluno, numa perspectiva colaborativa é e- Learning.
Referências bibliográficas:
Almeida, M.E (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 29 (2), 327-340.
Gomes, M.J.(2005). E-Learning: Reflexões em torno do conceito. In Dias, P.& Freitas, C. (Orgs.). Challenges 2005-Actas da IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho. 229-236
Estes termos são usados frequentemente como sinónimos contudo, pelo que pude entender das leituras que efectuei, não o são. Ambas as designações podem ter como suporte ambientes digitais de aprendizagem.
“Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na Internet, destinados ao suporte de actividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.” (Almeida, 2003).
Os ambientes digitais de aprendizagem podem ser utilizados como suporte para sistemas de educação a distância realizados exclusivamente on - line, para apoio às actividades presenciais de sala de aula, permitindo expandir as interacções da aula ou para suporte à actividades de formação semi-presencial nas quais o ambiente digital poderá ser utilizado tanto nas acções presenciais como nas actividades a distância.
Entende-se “Educação à distância” como sendo a educação convencional tornada acessível às pessoas residentes em áreas isoladas ou às que não têm condições de frequentar o ensino regular no período apropriado. A educação è distância permite uma rápida emissão e distribuição de recursos, interacção entre pessoas, flexibilidade de tempo. A Educação à distância permite a disponibilização do programa das disciplinas, a colocação de trabalhos, datas de realização de exames ou mesmo disponibilização de apresentações electrónicas utilizadas nas aulas ou a indicação para sites de interesse.
O e-Learning, tem o alcance mais abrangente pois tem como suporte a Internet e os serviços de publicação de informação e de comunicação que esta disponibiliza mas implica a colaboração obtida através da interacção professor - aluno e , em alguns casos, a interacção aluno - aluno.
O e-Learning inclui a utilização da Internet para acesso a informação quando enquadrada e/ou realizada no âmbito de disciplinas ou cursos de formação, tal como a Educação à distância mas , também, abarca situações de apoio tutorial ao ensino presencial, em que o professor - tutor disponibiliza materiais, sugere recursos e interage on-line com os alunos (esclarecendo dúvidas, fomentando debates, estimulando a colaboração on-line).
O e-Learning pode também estar associado a uma complementaridade entre actividades presenciais e actividades a distância tendo por suporte os serviços e tecnologias disponíveis na Internet. No contextos deste cenário de formação, o e-Learning permite a integração de actividades on-line em modelos de formação mistos, ou seja, modelos que incorporam uma componente de formação on-line e uma componente presencial (por vezes também designados de blended-learning). O e-Learning permite concretizar abordagens pedagógicas baseadas na interacção frequente entre aluno/professor e na adopção de estratégias de trabalho colaborativo envolvendo alunos e professores
Assim, o aluno que tem a oportunidade de compreender o que já sabe, o que precisa aprender e como está a decorrer a sua evolução na aprendizagem.
O e-Learnig permite um registo contínuo das interacções e caminhos percorridos pelo aluno, permite também acompanhá-lo, identificar suas dificuldades, orientá - lo, propor questões que desestabilizem suas certezas inadequadas, encaminhar situações que possam ajudá – lo no seu desenvolvimento e desenvolver processos avaliativos participativos.
Assim, segundo Gomes (2005), o “e” associado ao termo e-Learning pode ser associado a diversos aspectos:
- Exploração de uma imensa quantidade e diversidade de recursos disponíveis na
Internet
- Experiências partilhadas entre todos os participantes
- Envolvimento na comunidade de aprendizagem no espaço virtual,
- Empreendorismo no papel de aluno
- Empatia com a utilização da Web enquanto tecnologia de suporte.
Ou seja, a utilização de um blog ou da plataforma Moodle como meio de disponibilização de recursos variados é entendida como Educação à distância mas se , para além da disponibilização de recursos, permitira interacção professor - aluno ou aluno - aluno, numa perspectiva colaborativa é e- Learning.
Referências bibliográficas:
Almeida, M.E (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, 29 (2), 327-340.
Gomes, M.J.(2005). E-Learning: Reflexões em torno do conceito. In Dias, P.& Freitas, C. (Orgs.). Challenges 2005-Actas da IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Universidade do Minho. 229-236
Sem comentários:
Enviar um comentário